IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil: relato de aluno BiblioUCS

  Apresentamos o relato de Renata Maria Morais de Sá, aluna do 4º período do curso de Biblioteconomia EaD UCS, sobre sua participação no IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil.

“O IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil ocorreu em Presidente Prudente- São Paulo realizado pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, entre os dias 2 a 4 de setembro de 2015. Reunindo professores, livreiros, autores renomados e pesquisadores de diversos estados do Brasil e de diferentes países para debater o ensino da leitura, a qualidade da produção dos livros para crianças e jovens e a importância da literatura.Renata Maria Morais de Sá - IV Congresso Int. Lit. Inf. e Juv.

        O palestrante Ronald Jobe (UBS – Vancouver, Canadá), abriu o Congresso com uma encantadora palestra: “Celebrando a Literatura Infantil: portas abertas para a Imaginação”, na qual surpreendeu a todos com sua dinâmica e diversidade de informações, fazendo com que o público ficassem deslumbrados.

        Nos demais dias também fomos contemplados com várias mesas redondas, rodas de histórias, apresentação de trabalho e pôster, teatro, entre outros.

        Participei de uma mesa redonda , chamada “Os jovens, a leitura e seus suportes”, ministrada pela Dra. Fabiane Verardi Burlamaque. Achei muito interessante sua fala, na qual disse que diante de tantas tecnologias as crianças estão perdendo o foco nos livros impressos e sim estão cada vez utilizando tablets, celulares, mas nunca deixando de ler ou ver histórias. Achei importante pois temos que saber falar e contar a história certa para o público certo.

        Em minha opinião, a Biblioteconomia tem uma relação muito afetiva com a literatura, pois vou ter um embasamento maior e melhor nas disciplinas de Literatura que ainda vou cursar.

        Gostei muito de ter participado desse Congresso, pois mudou minha maneira de pensar e entender a Literatura me fez viajar no tempo.”

Deixe um comentário